domingo, 14 de dezembro de 2014

Projeto Rapunzel - Cronograma Capilar: O início


Oi meninas!
Vou fazer uma série aqui no blog que vai se chamar Projeto Rapunzel. Vão ser vários posts sobre formas e dicas de como recuperar um cabelo, fazer crescer e manter saudável. Já passei por vários processos químicos e já tentei várias formas de recuperação, portanto, a minha intenção com o Projeto Rapunzel é passar para vocês a minha experiência e ajudar quem está passando pelo que eu já passei.

Vou começar a série falando sobre o tão famoso Cronograma Capilar.
Eu comecei a fazer tem quase 2 meses. Quando completar dois meses eu vou trazer um post com as fotos do antes e do depois para vocês. Vai ser o post "Cronograma Capilar: Resultado".

No post de hoje vou apenas explicar como estou fazendo o meu cronograma.

O que é o cronograma capilar?
Bom, o cronograma nada mais é que um tratamento para os cabelos. Pode ser feitos em cabelos com ou sem química. No entanto, é importante perceber do que o seu cabelo está precisando. E como você vai saber? Você vai fazer a reconstrução, a hidratação e a nutrição e o processo em que o seu cabelo responder da melhor forma, será o qual o seu cabelo está precisando. Se o seu cabelo está muito quebradiço e elástico, por exemplo, ele precisa de reconstrução. 

Como identificar uma máscara?
Às vezes, uma máscara afirma no rótulo ser de hidratação quando na verdade é de nutrição. Por isso, é essencial saber do que se trata a máscara. Para isso, basta verificar os ingredientes no rótulo. Vou listar abaixo alguns dos ingredientes de cada tipo de máscara.

*Hidratação: Panthenol, aloe vera, vitamina, bepanthol, chocolate, mel, geléia real.
*Nutrição: Proteínas hidrolisadas, leite, trigo, seda, aveia, ceramidas, óleos (azeite, rícino, coco), semente de uva, girassol e creatina.
*Reconstrução: Queratina

*OBS: No passo da nutrição, em vez de utilizar uma máscara, a pessoa pode optar por fazer uma umectação. No meu caso, eu prefiro a utilização de máscara pois meu cabelo não responde bem ao processo de umectação. 

Como montar a tabela?
O ciclo dura quatro semanas. Você vai analisar qual o procedimento que o seu cabelo mais precisa, sempre dando ênfase na hidratação pois todo cabelo precisa de hidratação. A tabela básica pode ser montada assim.

A minha tabela eu montei da seguinte forma:

Meu cabelo tem muita química, por isso, optei por colocar duas etapas de reconstrução. As máscaras que eu estou utilizando são a Silicon mix (hidratação), Crece pelo (nutrição) e eu intercalo a Sebastian penettrait e a K-Pak da Joico (reconstrução). Eu analisei os rótulos e escolhi classifica-las assim.



Observações importantes:
1- Por mais química que o seu cabelo tenha, nunca exagere na etapa de reconstrução! Muita queratina pode fazer o fio quebrar pois ele fica enrijecido. 

2- O tempo entre os processos deve ser de 48h.

3- Lave o cabelo com um shampoo anti resíduos de 15 em 15 dias para retirar o excesso de sujeita e produtos depositados no fio. 

4- A reconstrução deve ser feita após uma hidratação.

Bom meninas, então é isso. Eu espero que tenham gostado, assim que eu terminar meus dois ciclos eu faço um post com a foto do antes e do depois, fiquem de olho no blog!

Beijinhos!!

4 comentários:

  1. A um tempo atrás eu fiz este cronograma e te falar, meu cabelo ficou ótimo... é a única coisa que eu realmente recomendo a alguém, porque recomendar produtos ou tratamentos é complicado, cada um reage de uma maneira. Espero que agora com o início do ano novo eu me anime e volte a fazer pois de uns tempos pra cá relaxei muito e meu cabelo está péssimo :(
    Você deve ter o cabelo igual ao meu pois o meu também não reage bem a umectação... enfim... boa sorte pra nós! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu cabelo está bem melhor depois que eu comecei a fazer o cronograma!! Quando eu fiz umectação meu cabelo caiu muito!! Fiquei desesperada e nunca mais fiz de novo kkk beijos!!!

      Excluir
  2. Amei tua iniciativa, óbvio que vou acompanhar!!

    Amei o blog, estou apaixonada! Me identifiquei muito!
    Acabei de começar o meu blog, pode dar uma passadinha lá?
    http://eaiguriablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu queria conseguir fazer um cronograma pra mim... vou tentar !

    Beeijos, te espero lá no meu blog ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    Já conhece meu canal no youtube? Lá tem vídeos novos toda semana! ♡
    www.youtube.com/paaradateen

    ResponderExcluir